Realização:

Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

  • Português
  • Español
  • English

Nações unidas ao redor do Pomar Vilson Vilmar Sefferin

No dia 28 de outubro, durante a realização da Mostratec, foi realizada uma visita e o plantio de mudas no Pomra das Nações "Vilson Vilmar Sefferin".

A atividade vem ocorrendo desde 2014 e, nesta edição da feira, promoveu o plantio de mudas que simbolizaram dois países: Portugal e China.

POMAR DA LIBERATO
Por Carla Casagrande

Assim como toda a natureza,
quem pode saber quando e por quem o Pomar da Liberato foi iniciado?

Talvez algum dia, alguém tenha pensado nele em silêncio, assim como cada semente guarda em si o poder da árvore. Por vezes, talvez outros tenham sonhado e conversado a respeito de um possível pomar, assim como o vento leva as sementes a passearem por terras distantes. Então outros, unidos por um propósito, saíram em marcha, enxadas e mudas, e lançaram a semente no berço e mandaram-na cumprir sua missão.

Cada planta era trazida por mãos que não conheciam fronteiras. Nada impedia que ali, naquela ação, homens e mulheres, jovens e idosos, todas as etnias, línguas, credos e condições sociais e políticas, congregassem em plena comunicação.

Nascia naquele momento uma ideia gestada há anos. A terra generosa acolheu os brotos. E como não fazê-lo, com a alegria e a emoção daquele plantio que reverberou em todos os cantos do Planeta? Cada cultura, dos 20 países representados na Mostratec 2014, se sentiu livre e respeitado para realizar seus rituais. Os participantes, com mãos ao peito, entoaram hinos e preces, e, com os pés no Brasil, lançaram suas mentes e corações para seus países de origem.

A pedra guardiã do Pomar da Liberato, testemunha a força e a solidez deste espaço.

Eis, então, este espaço que liga o Brasil aos quatro cantos do mundo: o POMAR DAS NAÇÕES VILSON VILMAR SEFFERIN!

A escolha do nome do Pomar:

O nome do Pomar foi idealizado democraticamente através de uma eleição que envolveu os alunos do diurno e do noturno da Fundação Liberato.

A denominação final congrega o universal de sua proposta, cujo surgimento envolveu 20 países no plantio das árvores, com o nome de uma figura emblemática da Fundação Liberato: o seu mais antigo servidor que nos deixou, com seu legado: “Minha maior alegria é servir à Instituição.”

Galeria de fotos

Páginas

Comentar