Realização:

Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

  • Português
  • Español
  • English

Projetos participam de feiras no exterior

Dois projetos desenvolvidos por alunos da Fundação Liberato estarão participando de feiras de ciência e tecnologia no exterior durante os primeiros dias de abril.

O projeto “Reciclagem de CD’s e DVD’s”, das alunas Luciana dos Santos Canova e Maila Noeli Cardoso, orientado pela professora Dalva Inês de Souza, participa da International Environmenatl Project Olympiad (Inepo Euroásia), na capital do Azerbaijão, Baku, de 1º a 05 de abril. A pesquisa dá ênfase ao reaproveitamento do policarbonato presente nos CD’s e DVD’s, já que o acúmulo desse tipo de produto, causado pelo avanço tecnológico e apreensão de mídias piratas, pode gerar um grande problema ambiental. O objetivo é reciclar o policarbonato, criando métodos de limpeza e moagem que sejam eficazes e viáveis economicamente, transformando-o em matéria-prima para fabricação de novos produtos.

Já o aluno Alexandre Zambelli Júnior, com orientação do professor Jorge Luiz Ferreira, desenvolveu o projeto “Simca – fase II”, que apresenta uma técnica simples, barata e eficiente de efetuar a medição individualizada do consumo de água em prédios de condomínios. Com a adoção da medição individualizada proposta, cada unidade do prédio pagará apenas o que consome. A ideia será apresentada na10ª Exporecerca Jove, de 02 a 04 de abril, na cidade de Barcelona, Espanha.

Os projetos serão apresentados nas feiras devido aos credenciamentos conquistados na 23ª Mostratec, no ano passado, através do Prêmio Refap de Tecnologia para um Meio Ambiente Sustentável (Azerbaijão) e do Prêmio de Incentivo à Pesquisa em Ciência e Tecnologia Carlos Armando Koch, oferecido pela Prefeitura de Novo Hamburgo (Espanha). Outro projeto classificado na Mostratec também estará na feira espanhola: "Definição e padronização da gerência de contas: um desafio às equipes de suporte Cigam", da ex-aluna da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Melissa Brenner Hennemann.

Comentar