Realização:

Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

  • Português
  • Español
  • English

Festival Maker de Robótica

Conheça o Festival Maker  Mostratec de Robótica 2018, parceria entre Fundação Liberato e Unisinos.

Clique aqui e confira a programação.

O que é?

O que é?

O Festival Maker Mostratec de Robótica é um evento integrado à feira e focado na divulgação da cultura do “faça você mesmo” com ênfase na robótica educacional livre.

“Maker” ou “faça você mesmo” é um movimento que incentiva o uso das tecnologias livres disponíveis na internet para que as pessoas façam suas próprias coisas, que elas possam ser responsáveis pela manutenção, conserto ou até mesmo inventar algo novo.
 

Placas eletrônicas de controle como Arduino e Raspberry Pi são as principais responsáveis por permitir que muitas pessoas aprendam a programar e a trabalhar de forma simples com tecnologia, eletrônica e automação mesmo não possuindo formação relacionada a estas áreas do conhecimento.


Controlar a irrigação da horta ou jardim, montar um alimentador automático para animais de estimação, abrir ou fechar automaticamente as cortinas controlando a luminosidade de um ambiente são pequenos exemplos de aplicação destas ferramentas.

A robótica livre, um segmento importante no movimento maker, ocupa um lugar de destaque no evento pois é uma ferramenta pedagógica poderosa onde os alunos , ao projetar e montar um robô, colocam em prática os conhecimentos de diferentes áreas das ciências e da tecnologia.

 

FESTIVAL MAKER MOSTRATEC DE ROBÓTICA 2018

LOCAL: ESPAÇO DO FESTIVAL NO PAVILHÃO SUPERIOR DA FENAC

Programação  2018

Atrações

  •  Desafio de Robótica Unisinos (3ª  edição) ( 23 e 24 de outubro)
  • IIIª Olimpíada Municipal de Robótica de Novo Hamburgo (25 de outubro)
  • Mostra de Robótica Livre e Cultura Maker  (23 a 25 de outubro)
  • Lab Maker Liberato (23 a 25 de outubro)
  • 3º Encontro de Robótica Educacional Livre e Cultura Maker  (23 e 24 de outubro )
  •  Espaço Programaê ( 23 a 25 de outubro )

Quem participa?

Quem participa?

Instituições públicas e privadas, hobistas e profissionais que trabalhem com robótica e com projetos maker, escolas com projetos de robótica, fab labs, makerspaces, palestrantes e voluntários.

Mais informações:
Prof. Roberto A. Ronnau (ronnau@liberato.com.br)
Coordenador do Lab Maker Liberato e do Festival Maker Mostratec de Robótica

 

Como funciona?

Como funciona?

Desafio Unisinos de Robótica – desafio de robótica educacional da Olimpíada Brasileira de Robótica onde o robô de cada equipe deve seguir de maneira autônoma uma linha demarcada na pista, superando obstáculos, e resgatar a “vítima”. Participam escolas de nível fundamental em uma categoria e escolas de nível médio e técnico em outra categoria.

IIIª Olimpíada Municipal de Robótica  – desafio de robótica para escolas municipais de nível fundamental organizado pelo CEPIC ( Centro Municipal de Tecnologia Educacional) e pela Diretoria de Inclusão Digital  de Novo Hamburgo.

Mostra de Cultura Maker e Robótica Educacional – espaço destinado a instituições públicas e privadas, hobistas e profissionais que trabalhem com robótica e com projetos maker, escolas com projetos de robótica,  fab labs e makerspaces para que mostrem seus projetos e trabalhos desenvolvidos na área da cultura maker e robótica educacional.

Lab Maker Liberato e parceiros – espaço disponibilizado para o visitante colocar a “mão na massa”. Serão disponibilizadas neste local impressoras 3D, ferramentas manuais, placas de controle e componentes eletrônicos (uso interno) , sucata de equipamentos eletrônicos para reutilização das peças e frequentado por  pessoas de diversas áreas da tecnologia para trocar ideias e auxiliar os visitantes em seus projetos.

3º Encontro de Robótica Livre e Cultura Maker – atividades relacionadas com a robótica educacional utilizando ferramentas livres disponíveis na internet. Palestras, oficinas, relato de experiências sobre a utilização da robótica livre como ferramenta pedagógica aplicada em sala de aula aberto para diferentes públicos. Professores e professoras que queiram iniciar trabalhos de robótica em sua escola terão a oportunidade de conviver com colegas de diferentes áreas que já trabalham com essa ferramenta em sala de aula.

Espaço Programaê –   destinado a  atividades direcionadas  à introdução da linguagem de programação e o pensamento computacional nas práticas pedagógicas, garantindo subsídios para que os alunos sejam protagonistas desse processo. Serão realizadas oficinas e palestras abertas ao público visitante com ênfase em escolas de nível fundamental, médio e educação de jovens e  adultos.

Veja também:

Confira as notícias da Mostratec e fique atualizado sobre as novidades.
Conheça os eventos que acontecem em paralelo a Mostratec
Como participar
Quer participar da Mostratec? Clique aqui e veja o que você precisa saber!