Realização:

Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

  • Português
  • Español
  • English

Festival Maker de Robótica

Conheça o Festival Maker de Robótica Mostratec 2016, parceria entre Fundação Liberato e Unisinos.

O que é?

O Festival Maker Mostratec de Robótica é um evento integrado à feira e focado na divulgação da cultura do “faça você mesmo” com ênfase na robótica livre.

“Maker” ou “faça você mesmo” é um movimento que incentiva o uso das tecnologias livres disponíveis na internet para que as pessoas façam suas próprias coisas, que elas possam ser responsáveis pela manutenção, conserto ou até mesmo inventar algo novo.

Controlar a irrigação da horta ou jardim, montar um alimentador automático para animais de estimação,  abrir ou fechar automaticamente as cortinas controlando a luminosidade de um ambiente são pequenos exemplos de aplicação destas ferramentas.

As placas eletrônicas de controle como Arduino e Raspberry Pi são as grandes responsáveis por fazer com que muita gente aprenda a programar e a trabalhar de forma simples com eletrônica, mesmo aquele que não possui formação relacionada a essa área do conhecimento.

A robótica livre, um segmento importante no movimento maker, ocupa um lugar de destaque no evento pois é uma ferramenta pedagógica poderosa onde os alunos , ao projetar e montar um robô, colocam em prática os  conhecimentos de diferentes áreas das ciências e da tecnologia.

FESTIVAL MAKER MOSTRATEC DE ROBÓTICA 2016

LOCAL: ESPAÇO DA ROBÓTICA NA FENAC

Inscrições aqui.

 

 

Quem participa?

Entidades públicas e privadas, hobistas e profissionais que trabalhem com robótica e com projetos maker, escolas com projetos de robótica, fab labs, palestrantes e voluntários.

Mai informações:
Prof. Roberto  A. Ronnau   (  ronnau@liberato.com.br  )
Coordenador da Equipe de Robótica Liberato e  do Fab Lab Liberato

Para mais informações sobre a robótica da Liberato, acesse: https://sites.google.com/site/roboticaliberato/
 

Como funciona?

Desafio Unisinos de Robótica – desafio de robótica educacional da Olimpíada Brasileira de Robótica onde o robô de cada equipe deve seguir de maneira autônoma uma linha demarcada na pista, superando obstáculos, e resgatar a “vítima”. Participam escolas de nível fundamental em uma categoria e escolas de nível médio e técnico em outra categoria.

Fab Lab Liberato e parceiros – espaço disponibilizado para o visitante colocar a “mão na massa”. Serão disponibilizadas neste local impressoras 3D, ferramentas manuais, placas de controle e componentes eletrônicos ( uso interno) , sucata de equipamentos eletrônicos para reutilização das peças e principalmente pessoas de diversas áreas para trocar ideias e auxiliar os visitantes em seus projetos.

Fab Lab Criança – espaço destinado às crianças para participarem de brincadeiras, oficinas, desafios, montagens com kits educacionais, sempre acompanhadas de voluntários e voluntárias juntamente com profissionais educadores.

1º Encontro de Robótica Livre – atividades relacionadas com a robótica educacional utilizando ferramentas livres disponíveis na internet. Palestras, oficinas, relato de experiências sobre a utilização da robótica livre como ferramenta pedagógica aplicada em sala de aula aberto para diferentes públicos. Professores e professoras que queiram iniciar trabalhos de robótica em sua escola terão a oportunidade de conviver com colegas de diferentes áreas que já trabalham com essa ferramenta em sala de aula.

Desafio dos Campeões COBRE 2016 – desafio de robótica organizado pelos Institutos Federais (IFSUL) Campus Restinga e Campus Sapucaia do Sul. Durante o  desafio as equipes recebem um kit de robótica e devem projetar, montar e programar seu robô com esse kit básico. Durante o Festival Maker será feita uma demonstração de como se desenvolve essa atividade.

Veja também:

Confira as notícias da Mostratec e fique atualizado sobre as novidades.
Conheça os eventos que acontecem em paralelo a Mostratec
Como participar
Quer participar da Mostratec? Clique aqui e veja o que você precisa saber!